Quarta-feira, 30 de agosto de 2023
Última Modificação: 11/07/2024 08:08:24
Ouvir matéria
Na terça-feira, 29, a Prefeitura, através do Departamento de Cultura, realizou a 1º Conferência Municipal de Cultura de Faxinal. O evento aconteceu no salão do 40 Country Club e contou com a presença do prefeito Ylson Álvaro Cantagallo, da secretária de Educação Cristiane Alípio, vereadores, professores, fazedores de Cultura e artistas locais.
Na abertura do evento o público presente pode ainda conferir uma apresentação musical com o maestro, João Correia de Souza e Kelli Aparecida Gonçalves Pereira e Luis Messias, cantor e compositor; em seguida a professora, mestre e doutoranda em História Cultural e Política, Camila Samira de Simoni Bolonhezi, realizou uma palestra orientativa com o tema: “Um Olhar Histórico Sobre a Cultura e a Identidade Brasileira”.
A secretária de Educação, Cristiane Alípio, destacou a importância da conferência para o desenvolvimento cultural do município.
“Importantíssimo a participação de todos nessa conferência, que agilizará a articulação entre governo municipal e sociedade civil por meio dos gestores culturais. A proposta aqui hoje é analisar a conjuntura da área cultural e propor diretrizes para formulação das políticas públicas culturais para o município”, disse a secretária.
O prefeito Gallo parabenizou a iniciativa que debate o tema e que vai alavancar os artistas e fazedores de cultura local. “Muito feliz em participar desse evento que vai somar com todos os fazedores de cultura e artistas da nossa querida cidade. Parabéns a todos que estão aqui hoje trabalhando a política pública em benefício da cultura do nosso município”, ressaltou o prefeito.
Além da apresentação das propostas de políticas culturais e dos círculos de debates, foi apresentado a composição do Conselho Municipal de Cultura de Faxinal, sendo que a eleição ocorreu no dia 24 de agosto, após reunião com representantes de cada setor da sociedade civil organizada.
Estiveram participando do evento, os vereadores, Paulinho Portela; Carlinhos Vila e Ozias Marcelino; Roseli Pinheiro de Camargo Santana, presidente do Conselho Municipal de Cultura; Pedro José dos Santos, diretor de Cultura e alunos do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Érico Veríssimo.