Quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Última Modificação: 21/11/2024 12:32:03
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal esteve reunida na última semana para discutir estratégias de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Zika, Chikungunya e Dengue. A iniciativa da reunião foi para avaliar, planejar e traçar estratégias para prevenir uma possível epidemia de dengue no município. Já que o verão começa em 21 de dezembro, e marca o período mais crítico para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, devido à grande incidência de calor e chuvas em todo país.
“Estamos nos antecipando para planejar estratégias para o controle da dengue no município, evitando uma epidemia, assim como ocorre em outras cidades do Paraná e do Brasil nesse período”, explicou o secretário de Saúde, Reginaldo da Cruz Júnior.
Conforme boletim epidemiológico, atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 21, de novembro, o município está com 27 notificações; sendo, 12 aguardando resultado; positivo 01; curados 15 e nenhum óbito. Com isso, nas próximas semanas, as equipes da Vigilância Sanitária, por meio da equipe de Endemias, vão intensificar as vistorias nas residências, para fiscalizar e orientar os moradores.
A iniciativa também será reforçada nas escolas municipais, por meio de ações educativas, que vão abordar os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito. A ação contará com o apoio da Prefeitura e das secretarias de Planejamento, Obras e Serviços Públicos, Educação, Agropecuária e Meio Ambiente.
A reunião contou ainda com a presença do Prefeito eleito de Faxinal, Hermes Santa Rosa; do secretário de Finanças, Marcelo Beje; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Moacir Coutinho; do secretário de Saúde, Reginaldo da Cruz Júnior; secretário de Obras e Viação, Reginaldo da Cruz; diretor da Vigilância Sanitária (VISA), Michael Rodolfo Bento; e coordenadora de Endemias, Claudete Albacha e o supervisor de Endemias, Silvio José Simões.