endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

FAXINAL NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Segunda-feira, 01 de abril de 2024

Última Modificação: 01/04/2024 10:35:06


Ouvir matéria

O município de Faxinal recebeu do Ministério do Turismo, mais uma vez, a certificação do Mapa do Turismo Brasileiro. A renovação foi publicada no dia, 29 de março, pelo Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo.

 

A renovação do município no Mapa é anual e entre os critérios previstos na Portaria MTUR nº 41/2021 do Ministério do Turismo e na Portaria nº 001-R da Secretaria do Turismo, estão a exigência de um órgão municipal de turismo, concelho municipal de turismo e orçamento destinado ao fomento do setor. No caso de Faxinal, o município pertence à Região Turística do Vale do Ivaí, AMUVITUR – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo. A cidade possuí “Conselho Municipal de Turismo” (COMTUR) atuante, e tem empreendimento, cadastrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

 

No Mapa tem 5 categorias para os municípios E, D, C, B, A. Faxinal está na categoria D. Para definir a categoria do município são utilizadas 5 variáveis objetivas diretamente relacionadas à economia do turismo no município. Quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

 

Para o diretor de Turismo e Turismólogo, Juninho Vicente, estar no Mapa do Turismo Brasileiro, demonstra que o município está organizado com relação aos instrumentos de gestão municipal para o turismo, trazendo uma série de benefícios para estruturação de políticas públicas, nas áreas de infraestrutura, promoção, qualificação e gestão.

 

“É muito importante Faxinal estar no mapa, pois isso mostra que temos um Turismo organizado e ativo em nossa cidade, pois somos referência no Turismo Rural e Turismo de Aventura, não só no Vale do Ivaí como no Paraná”, disse o diretor.

CLIQUE NO LINK: MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também