endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Frio Intenso

Quarta amanhece com temperaturas negativas e sensa??o t?rmica de -13?C

Quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Última Modificação: 05/11/2018 14:03:26

Rajadas de vento com até 110 km/h provocam sensação de -13,5°C em São José dos Ausentes. Setembro guarda ainda outras duas ondas de frio


Ouvir matéria

O amanhecer gelado desta quarta-feira espantou qualquer esperança de quem gostaria que o inverno tivesse ido embora. Enquanto na semana passada foram registrados até 37,3°C, no início desta manhã os termômetros não ultrapassaram a casa dos 10°C.

Na região dos Campos de Cima da Serra, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram -1°C em vacaria, com sensação de -6°C, já em São José dos Ausentes, os -0,4°C marcados no termômetro pareciam -13,5°C, devido às rajadas de vento em torno dos 110 km/h. Em Passo Fundo e Erechim, o 0°C registrado provocava sensação de -4°C e -3°C.

Já Porto Alegre amanheceu com temperatura na casa dos 8°C, e sensação de 6°C. Tramandaí registrou a temperatura mais alta, 9°C. Segundo a meteorologista Elisa Glitzenhirn, da Somar Meteorologia, além  do frio, o Estado pode ter formação de geada de forma generalizada, pois 17 das 35 estações automáticas do Inmet em solo gaúcho apresentavam as condições necessárias para o fenômeno:

— Está descartada a ocorrência de neve, pois a geada ocorre em uma combinação de frio e tempo seco, enquanto a neve precisa de frio e tempo úmido. A massa de ar polar que está sobre o Estado deve proporcionar dias frios até quinta-feira, pois no início da sexta pode chover na Região Norte.

Ondas de frio e chuva

Segundo a meteorologista, esta é a primeira de três ondas de frio intenso que devem atingir o RS até o final de setembro. Há previsão de novas ondas entre segunda e quinta-feira da próxima semana, e no final do mês.

Fonte: ClicRBS

 Veja Também