endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Educação de Faxinal inaugura sala sensorial para atender alunos autistas

Quinta-feira, 07 de dezembro de 2023

Última Modificação: 07/12/2023 18:28:30


Ouvir matéria

A Prefeitura de Faxinal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, inaugurou uma sala sensorial equipada para educação e terapias de reabilitação de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os equipamentos foram doados pela empresa Sensori, do interior de São Paulo, e servirá como projeto piloto para a empresa apresentar a outros municípios.

 

A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (7), na Escola Tancredo Neves, com a presença do prefeito Ylson Álvaro Cantagallo, o Gallo, do secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel e secretária de Educação e Cultura, Cristiane Alípio.

 

Também estiveram presentes, o secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Fabiano dos Santos, o Katarino; secretário da Indústria e Comércio, Carlos Sales; vereadores, Paulinho Portela; Carlinhos Vila; presidente da Câmara Municipal, Sueder Martins; secretários; pais de alunos; professores e diretores municipais.

 

O espaço oferece recursos para qualquer aprendizado e desenvolvimento perceptual baseado na organização e processamento sensorial harmonioso. Os equipamentos são utilizados com recursos modernos, de fácil manuseio, alta durabilidade e amplamente potencializadores de estratégias pedagógicas, buscando suprir possíveis lacunas ou fragilidades apresentadas no processo integral do desenvolvimento humano.

 

Em seu pronunciamento, o prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo, destacou que a conquista é muito relevante para o município, pois, a tecnologia auxiliará muito as crianças com síndrome do espectro autista. O gestor também parabenizou o secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Fabiano dos Santos, o Katarino, pela iniciativa de correr atrás de recursos para a instalação da sala.

 

Já o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, enfatizou que a inovação é tudo, pois ela está na saúde, na educação, infraestrutura e na administração pública.

 

“A inovação está em todos os setores, e essa tecnologia que o município recebe hoje aqui, só existia meses atrás nos Estados Unidos”, disse o secretário.

 

Ele ainda anunciou recursos para a implantação do bairro digital, local a ser escolhido pela administração municipal para a implantação de wi-fi gratuito público.

 

A secretária de Educação e Cultura, Cristiane Alípio, salientou que a sala sensorial ajudará muito no aprendizado dos alunos da escola Tancredo Neves, e acredita que os equipamentos vão beneficiar também alunos de outras escolas.

 

O vereador licenciado e atual secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Fabiano dos Santos, agradeceu o secretário Marcelo Rangel por atender a demanda, a empresa Sensori pela doação dos equipamentos e ao prefeito Gallo por dar total apoio a sua iniciativa.

 Veja Também