endereçoAv. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
telefone(43) 3461-8000
Acessibilidade acessibilidade

Faxinal é contemplado com creche que atenderá crianças de 0 a 5 anos

Terça-feira, 11 de junho de 2024

Última Modificação: 15/07/2024 13:16:13


Ouvir matéria

O prefeito Ylson Álvaro Cantagallo, o Gallo, anunciou a liberação de um convênio para construção de uma importante obra que beneficiará a população faxinalense. Através das redes sociais, o gestor informou que esteve em Curitiba na segunda-feira (10), onde participou da cerimônia promovida pelo governo do estado para assinatura de convênios de liberação de recursos do programa “Infância Feliz” que irá financiar a construção de 300 novas creches em todo o Paraná, incluindo o município de Faxinal. 

Na oportunidade o gestor agradeceu o Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao deputado Alexandre Curi pela conquista, que beneficiará as crianças faxinalenses.

Recursos


Os recursos são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembleia Legislativa do Paraná. O dinheiro será depositado diretamente nos fundos municipais e as prefeituras serão responsáveis pela licitação. Cada unidade deve receber cerca de R$ 1,3 milhão.


Creches 


Serão contemplados 258 municípios para atendimento de crianças de 0 a 3 anos. É o maior pacote da história voltado à infraestrutura de educação infantil do Paraná. As creches deverão ser construídas em terrenos com pelo menos 1,2 mil metros quadrados separados pelas prefeituras. O projeto arquitetônico será doado pelo Estado para as administrações municipais contratarem as obras.


O projeto padrão tem 456,86 metros quadrados e foi construído observando as normas sanitárias, escolares e de bem-estar infantil. Os espaços contarão com três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros comuns (incluindo PCDs), um solário, um pátio coberto, um jardim sensorial, uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas. As creches terão capacidade para atender 36 crianças por período.


Além disso, as creches foram projetadas para facilitar a ampliação em caso de necessidade da prefeitura. Para isso, não será necessário derrubar paredes – basta construir um anexo que também está dentro do projeto. Com a ampliação, a capacidade de atendimento sobe para 46 crianças por período.

 Galeria de Fotos

 Veja Também