Governo Municipal de Faxinal
Consulte um especialista antes de experimentar a ração humana
Pergunte a um grupo de mulheres: “Alguém já ouviu falar em ração humana?” Poucas irão fazer cara de “não entendi”. Não é exagero, faça o teste. Desde que a receita começou a circular em revistas femininas, virou moda. Muitas procuram lojas de produtos naturais em busca do composto de 11 ingredientes que promete, além da redução de peso, o bom funcionamento do intestino. Mas será que a fórmula funciona mesmo? Deve ser consumida?
Quem aderiu à fórmula, comprada pronta ou preparada em casa, atesta bons resultados, mas a empolgação precisa ser vista com cautela. De acordo com o nutrólogo Paulo Henkin, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a alimentação deve ser sempre variada, o mais natural possível e sem seguir modismos que não atendam às necessidades de cada pessoa.
– Ração humana de verdade é arroz, feijão, carne e salada. Essa fórmula que inventaram agora me parece um absurdo e não tem relação com a boa saúde – alerta.
O risco aumenta para pessoas com doenças crônicas que encontram em alguns ingredientes da ração verdadeiros inimigos para o organismo.
– Quem é diabético, por exemplo, deve tirar o açúcar mascavo da fórmula. Quem é celíaco, o gérmen de trigo. Há também pessoas alérgicas à linhaça – exemplifica a nutricionista Letícia Lucero
Última modificação em 16/03/2010