Governo Municipal de Faxinal
A ponte aérea que liga o Rio de Janeiro a São Paulo é a segunda rota mais movimentada do mundo, segundo estudo realizado pela multinacional Amadeus, empresa que comercializa passagens aéreas para as principais companhias do mundo.
De acordo com o estudo, oito milhões de passageiros fizeram a ponte aérea Rio-SP em 2011. A rota mais movimentada é a Jeju-Seul, na Coreia do Sul, com dez milhões de passageiros.
A terceira rota mais movimentada do mundo é Osaka-Tóquio, seguida de Sapporo-Tóquio (ambas no Japão), Melbourne-Sidney (Austrália), Fukuoka-Tóquio (Japão) e Pequim-Xangai (China).
O estudo aponta também que o Brasil registrou o segundo maior crescimento no volume de passageiros entre 2010 e 2011, saltando de aproximadamente 70 milhões de usuários no ano retrasado para 82,3 milhões no ano passado --variação de 17%. Na primeira posição está o Chile, que teve 9,3 milhões em 2011 --aumento de 21% em relação a 2010.
O levantamento da Amadeus considerou apenas os países em que há mais de 5 milhões de passageiros por ano. Depois de Chile e Brasil, registraram os maiores crescimentos no número de passageiro Filipinas (15%), Rússia (15%), Arábia Saudita (15%), Turquia (15%) e Índia (13%).
Viagens entre continentes
Segundo o estudo, o tráfego entre países asiáticos e europeus cresceu 9% em número de passageiros, mesmo percentual verificado entre a Ásia e a América do Norte. O único tráfego entre continentes que sofreu retração, diz o levantamento, foi entre a África e a Europa (-2%).
Com mais de 60 milhões de passageiros, o tráfego entre Europa e América do Norte é o mais movimentado, considerando o fluxo entre regiões. Na sequência, aparece o fluxo Ásia e Europa (53 milhões de passageiros) e América Latina e América do Norte (47 milhões).
A Amadeus diz ter processado a venda de mais de 948 milhões de viagens em 2011 em seus sistemas. A empresa foi formada em 1987, a partir de uma aliança entre as companhias Air France (França), Lufthansa (Alemanha), Iberia (Espanha) e Scandinavian Airlines System (Suécia).
Última modificação em 05/06/2012