Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo

Notícia

Governo Municipal de Faxinal


Obra sustentável ganha preferência do consumidor


Recursos de economia de energia são critérios na hora de escolher um imóvel para morar ou trabalhar

A sustentabilidade deixou de ser um conceito para se tornar uma realidade no mercado da construção civil. Nos últimos anos, o setor precisou se reinventar para atender aos consumidores que, cada vez mais informados e exigentes, buscam soluções que tragam desempenho ambiental para o dia a dia dos empreendimentos.

“Em todas as etapas da construção civil, a sustentabilidade veio para ficar”, afirma Guido Petinelli, arquiteto e consultor especializado em certificação LEED, palestrante convidado do Encontro Nacional para Inovação da Construção Civil (Eninc). O evento será promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-PR) nos dias 2 e 3 de junho, no Centro de Eventos da Fiep, e discutirá temas relacionados à inovação e sustentabilidade no setor.

Utilização de materiais e sistemas construtivos inteligentes, produzidos a partir de produtos recicláveis ou que demandem menos insumos para a construção, redução dos desperdícios na obra e oferta de soluções que resultem em menor consumo de recursos energéticos – como a instalação de placas solares – estão entre as principais características de uma obra sustentável. “O empresário que não pensar nesses aspectos começará a ficar de fora do mercado”, sinaliza o vice-presidente de área técnica do Sinduscon-PR, Euclesio Manoel Finatti.

Tudo isso ajuda a entregar para o cliente um ambiente saudável, com ventilação e iluminação natural, qualidade do ar e conforto térmico, acústico e visual. “Esse é o maior desafio, oferecer conforto com menor consumo de energia”, afirma Petinelli.

De olho nesse diferencial, muitas empresas têm buscado a certificação LEED para seus empreendimentos, como forma de comprovar seu desempenho ambiental. O arquiteto explica, entretanto, que a sustentabilidade de uma obra não está restrita à certificação, e que pode ser incorporada a qualquer tipo de imóvel.

Ao alcance de todos

Um mito sobre a eficiência energética de um empreendimento é a necessidade de grandes investimentos financeiros. Petinelli explica que soluções ambientalmente corretas podem ser incorporadas em imóveis já construídos e que, às vezes, não necessitam nem de reformas para serem realizadas.

Segundo ele, toda decisão tomada pelos moradores para a utilização do imóvel, como a escolha dos eletrodomésticos, afeta o consumo de água, energia e a saúde da família, mesmo que não sejam percebidas dessa forma. “Exercitar a sustentabilidade é mais simples do que se imagina e está acessível a todos. Basta vontade para buscar as informações e executar as ações que, além de contribuírem com o meio ambiente, proporcionarão uma economia considerável ao orçamento familiar”, ensina.

Empresas buscam certificação do selo LEED

Concedida pela ONG United States Green Building Council (USGBC), a certificação LEED (Liderança em Energia e De­sign Ambiental, na sigla em inglês) é uma das mais representativas no que se refere ao desempenho energético de um empreendimento imobiliário. Tanto que as empresas do setor investem na obtenção do selo norte-americano como forma de se diferenciar das concorrentes no mercado.

“A certificação permite ao consumidor avaliar de forma clara e objetiva os produtos disponíveis e estabelecer uma relação de custo-benefício. Considerando que um imóvel é um dos maiores investimentos que uma pessoa faz na vida, ela oferece uma métrica para a tomada de decisão”, diz o arquiteto Guido Petinelli.

O Brasil está entre os dez países com maior número de certificações LEED no mundo, com grande concentração de selos ainda nos setores mais sofisticados da construção civil. Em Curitiba, o primeiro edifício conquistou a certificação no ano de 2011. “Nos próximos dois anos seremos a terceira capital do país em número de empreendimentos com o selo”, informa o vice-presidente de área técnica do Sinduscon-PR, Euclesio Manoel Finatti.

Para obter a certificação LEED, o empreendimento deve responder questões como prevenção de poluição durante a construção, redução na utilização de água, impacto do edifício no entorno e não uso de CFC’s (clorofluorcarbonetos). A performance energética e o pensamento sobre como reutilizar os elementos em uma possível reforma também compõem a lista.


  • Compartilhe:
  • Por: PMFAX

Última modificação em 21/05/2014

*
Endereço:

Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr

*
Contate a Prefeitura:

0800-090-1062 ou (43) 3461-8000
prefeitura@faxinal.pr.gov.br

*
Horário de Atendimento:

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

*
Gestão:

Hermes Santa Rosa

Redes Sociais

* * *

Copyright ©2025, by Imagem XFind