Governo Municipal de Faxinal
Da próxima vez que um carro novo parar ao seu lado, olhe para ver quem está dirigindo. Se for mulher, saiba que elas respondem por quase 50% das compras dos zero quilômetro no Brasil. Se for um homem e estiver com a namorada, noiva ou esposa, provavelmente ele fez uma consulta à sua cara metade sobre qual é a melhor escolha para se pôr na garagem. E isso se não foi a própria quem ‘assinou o cheque’. Afinal, cerca de 80% das aquisições são influenciadas direta ou indiretamente pelo sexo feminino, segundo a consultoria Frost & Sullivan.
Baseada nessa constatação, a Renault começou a desenvolver produtos concebidos com a ajuda delas. E o primeiro desses projetos foi o Captur, modelo mais popular da empresa na Europa. Metade da equipe dedicada ao cruzamento da engenharia, design, marketing e vendas foi formada por mulheres – a maior quantidade para qualquer carro da marca.
Como consequência, o crossover compacto, previsto para desembarcar por aqui em breve, nasceu com soluções que também atendem às exigências do público feminino. “Não se trata de um carro cor-de-rosa e cheio de maquiagem, mas de um projeto equilibrado, voltado tanto para o homem quanto para a mulher. O Captur virou o ícone que melhor representa esta ideia”, diz Sílvia Barcik, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da marca.
O modelo, por exemplo, possui uma gaveta abaixo do porta-luvas para armazenar bolsas, carteiras e outros objetos, evitando que eles fiquem em cima do banco e chamem a atenção de assaltantes. “O Captur traz ainda uma capa com abertura por zíper revestindo os assentos. Caso uma criança derrube comida ou vomite, é só retirá-la e colocar na máquina de lavar”, explica Sílvia, que também é a líder brasileira do Women@Renault, grupo formado por homens e mulheres com o objetivo de fortalecer a diversidade de gênero dentro da marca – uma iniciativa global disseminada nos países em que possui fábricas instaladas. Detalhes estéticos, de design, tecidos, iluminação e posição dos assentos refletem este equilíbrio de necessidades pensado para o crossover.
Inspirada no resultado alcançado pelo Captur, a Renault do Brasil desenvolveu uma ação no Salão de São Paulo, primeiramente em 2012, como experiência, e depois em 2014, com apontamentos concretos. Um grupo de 50 clientes foi convidado para visitar a feira e avaliar os concorrentes diretos do Sandero e do Sandero Stepway. A finalidade era buscar ideias que contribuíssem para a evolução do modelo de maior sucesso da Renault no país e, quem sabe, criar uma versão especial do modelo.
Segundo o chefe de Produtos da marca, Felipe Barbosa de Andrade, a escolha não foi por acaso, já que mais de 50% dos consumidores do hatch são mulheres, “especialmente do Stepway, que possui a suspensão elevada, o que transmite a sensação de proteção e de melhor visualização no trânsito”, ressalta.
Última modificação em 04/03/2015