Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo

Notícia

Governo Municipal de Faxinal


Paraná terá curso de Medicina em mais quatro cidades


Até agora, as 11 graduações existentes no estado estavam centradas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. Estão habilitados para receber novos cursos Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta quinta-feira (4) que quatro municípios do Paraná estão aptos para receber cursos de Medicina. As cidades contempladas são Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos, que até 2017 pretende criar 11,5 mil vagas em cursos de Medicina em todo o Brasil.

A escolha dos municípios, segundo o Ministério da Educação, foi baseada pela necessidade social. Não havia curso de Medicina nas quatro cidades beneficiadas no estado. De acordo com o Ministério da Educação, até agora, 11 instituições de ensino no Paraná oferecem a graduação e elas estão localizadas em Cascavel, Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

Os locais contemplados terão de fazer investimentos na área de saúde e implantar programas de residência médica. “Primeiro definimos quais regiões devem receber [o curso] para que a estrutura seja preparada para receber ensino de qualidade”, disse o ministro da Educação, Henrique Paim, durante o anúncio das vagas.

Brasil

Além das cidades paranaenses, outros 35 municípios do Brasil também foram contemplados. Destes, 14 ficam em São Paulo, como Bauru, Jaú, Limeira e Araçatuba. Na Bahia, são seis cidades, como Alagoinhas, Eunápolis e Guanambi.

O Brasil tem 21.674 vagas autorizadas para cursos de Medicina. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Até 2012, segundo dados do Ministério da Saúde, havia mais vagas nas capitais.

Pesquisa

Além do anúncio de novas vagas, o Ministério da Saúde divulgou nesta quinta (4) uma nova pesquisa sobre o programa Mais Médicos. O levantamento, feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra que 95% da população brasileira aprova o programa. Ao todo, foram feitas 4 mil entrevistas em 200 municípios.


  • Compartilhe:
  • Por: PMFAX

Última modificação em 05/09/2014

*
Endereço:

Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr

*
Contate a Prefeitura:

0800-090-1062 ou (43) 3461-8000
prefeitura@faxinal.pr.gov.br

*
Horário de Atendimento:

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

*
Gestão:

Hermes Santa Rosa

Redes Sociais

* * *

Copyright ©2025, by Imagem XFind