Ir para o conteudo Ir para o fim do conteudo

Notícia

Governo Municipal de Faxinal


Como São Sebastião se tornou Padroeiro de Faxinal


Antes de 1940, o povoado de Faxinal, que só se tornaria cidade em 1951, ainda não possuía um padroeiro oficial. Durante uma visita ao local, o Bispo Dom Fernando Taddei, de Jacarezinho — à qual pertencia a Diocese de Londrina —, perguntou aos habitantes se alguém poderia doar uma imagem para ser consagrada como padroeiro na celebração de sua próxima visita.

O Sr. Adelino Olegário de Proença ofereceu-se prontamente para doar a imagem de Bom Jesus. Essa mesma imagem permanece até hoje no fundo da Matriz de São Sebastião, na parte posterior da igreja, em um local de honra em homenagem ao doador. Adelino e o Bispo combinaram que, três meses depois, a imagem chegaria em lombo de mulas, vinda do estado de São Paulo até Faxinal, e que Adelino construiria uma igreja de madeira para abrigá-la.

Naquela época, viagens eram extremamente árduas. O trajeto de Londrina até Marilândia do Sul, comarca local, já era difícil por estradas de terra ruins; de Marilândia até Faxinal, era uma mera picada. Uma comitiva de Londrina a Faxinal equivalia, em esforço, a uma viagem moderna ao Japão.

Adelino, conhecido por vender porcos em cidades distantes como Ponta Grossa, Curitiba e Ourinhos sem caminhões, usava métodos tropeiros: os animais eram conduzidos a pé, com paradas estratégicas para milho ou abóbora. Uma "porca madrinha" liderava a vara, amarrada pelas patas traseiras, e os desbravadores assim se tornavam tropeiros de porcos, gado ou outros animais.

Na data marcada, a comitiva do Bispo chegou a Faxinal, mas nem a imagem de Bom Jesus nem Adelino estavam presentes. Chuvas fortes atrasaram a tropa de Adelino, que partira para Ourinhos e depois Registro (SP) para comprar a imagem desmontada. O transporte em lombo de mulas levou 40 dias extras, e o escultor viajou junto para montá-la em Faxinal.

Diante da ausência, o Bispo perguntou aos fiéis por outra imagem. Um senhor ofereceu uma pequena estátua de São Sebastião. Considerando as dificuldades para retornar — com tantos outros locais a visitar —, o Bispo consagrou São Sebastião como padroeiro de Faxinal.

Um mês após a visita, Adelino chegou com a imagem de Bom Jesus. Como fiel devoto, ele acatou a decisão do Bispo. O escultor montou a imagem, que passou a ser reverenciada pela família Proença como vice-padroeiro. Assim, a vontade divina prevaleceu, e São Sebastião tornou-se o grande padroeiro de Faxinal.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 20/01/2026

  Imagens
*
Endereço:

Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - PR

*
Contate a Prefeitura:

0800-090-1062 ou (43) 3461-8000
prefeitura@faxinal.pr.gov.br

*
Horário de Atendimento:

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

*
Gestão:

Hermes Santa Rosa

Redes Sociais

* * *

Copyright ©2026, by Imagem XFind