Governo Municipal de Faxinal
O município de Faxinal receberá, no dia 16 de fevereiro de 2026, a unidade móvel do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná. A ação será realizada na Praça Central Dealcides Bahls, onde uma equipe de médicos-veterinários fará os procedimentos de forma gratuita e segura.
A realização desta etapa do programa em Faxinal foi viabilizada com apoio do deputado estadual Ricardo Arruda, por meio de articulação junto ao Governo do Estado, permitindo que o município fosse contemplado neste ciclo da iniciativa.
De acordo com o prefeito Hermes Santa Rosa, o programa representa um avanço importante para o município. “A iniciativa contribui diretamente para a saúde pública e o bem-estar animal, além de auxiliar no controle populacional de cães e gatos e fortalecer ações educativas voltadas à tutela responsável”, destacou.
Vagas e critérios de participação
Nesta edição, serão disponibilizadas 200 vagas para castração de cães e gatos. O atendimento priorizará:
Faixa etária e condições de saúde
Para participar, os animais devem atender aos seguintes critérios:
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial, no período de 27 de janeiro a 13 de fevereiro, no Departamento de Vigilância Sanitária (anexo à Secretaria Municipal de Saúde), de terça a sexta-feira, nos horários:
No momento da inscrição, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante do CadÚnico (quando aplicável) e a carteira de vacinação do animal. Os tutores receberão orientações sobre o jejum e os cuidados pré-cirúrgicos obrigatórios.
Sobre o CastraPet Paraná
O CastraPet Paraná está em seu 6º ciclo e é coordenado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O programa conta com investimento de R$ 19,8 milhões do Governo do Estado, um aumento de 106% em relação ao ciclo anterior, com a meta de realizar 105 mil castrações em todo o Paraná.
Além das cirurgias, a iniciativa também promove ações de educação ambiental e tutela responsável, especialmente voltadas a crianças e adolescentes, contribuindo para a promoção da Saúde Única no município.
Última modificação em 26/01/2026
