Governo Municipal de Faxinal
Pratos muito condimentados e quentes ou frios demais podem provocar alteraçõesQuem tem problemas na voz deve ficar atento à alimentação. Alguns alimentos podem prejudicar a fala, ainda que indiretamente.
– Os fonoaudiólogos acreditam muito que os alimentos podem alterar a voz. A maçã, por exemplo, teria um efeito adstringente, é recomendado o consumo, apesar de não existir estudo científico que comprove – diz o otorrinolaringologia Ronaldo dos Reis Américo.
Segundo o médico, o mais comum é que alguns alimentos sejam contraindicados quando há suspeita de refluxo, doença que tem como sintomas tosse e rouquidão, por exemplo.
– Normalmente, se um paciente chega com queixas de problemas na voz ou mesmo se tem calos nas cordas vocais e há a suspeita de refluxo, mesmo que pequeno, entramos com medicação específica e podemos restringir alguns produtos que podem causar esse problema.
Américo afirma que, em relação aos calos nas pregas vocais, não há nenhuma recomendação sobre alimentos, pois a comida nunca entra em contato com as cordas vocais.
Em caso de refluxo, o paciente deve evitar alimentos ácidos, gordurosos e muito condimentados, além de chocolate e hortelã.
– Também deve procurar não ir deitar logo após comer. O refluxo chega à região mais baixa da garganta e, como é ácido, agride a mucosa – completa Américo.
De acordo com Antônio de Rosis Sobrinho, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, alguns alimentos condimentados também podem irritar a mucosa, tecido que reveste a parte interna da boca e os órgãos:
– A mucosa é a mesma na boca, na faringe e na laringe (por onde passa o ar e onde ficam as cordas vocais).
Ele diz que alimentos quentes ou gelados demais a agridem, o que pode acabar causando alguma alteração na voz.
– Mas não irrita a fala, irrita a mucosa – ressalta.
Segundo o especialista, o álcool, por sua vez, pode maltratar a laringe:
– Ele é absorvido, passa para a corrente sanguínea e é exalado pelos pulmões, entrando em contato com a laringe
Última modificação em 09/02/2010
Av. Brasil, 694 - Centro Faxinal - Pr
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Hermes Santa Rosa